Logo IAPUC

Projetos de Pesquisa

Propostas de Estudos

No Brasil, muitos dos modelos simplistas de atuária não mais se adequam à realidade atual e ao futuro próximo. Isto porque o mercado está passando por profundas modificações desde o ano de 1992 e mais recentemente nesse início do novo século. Essas modificações são as que tornam o mercado de seguros e pensões do Brasil cada vez mais especializado, demandando estudos e propostas mais avançados em riscos financeiros e atuariais.

São vários os projetos de proposta que estamos ou gostaríamos de desenvolver. Aqui elaboramos uma lista, para a qual estamos procurando propostadores, parceiros, patrocínio e dados:


Consistência técnica dos planos de previdência aberta Tais planos possuem indexadores e tábuas de mortalidade que podem estar inconsistentes com a realidade (tanto atual quanto no período de concessão de benefício).
Tributação dos planos de previdência aberta Atualmente não existe uma diferenciação de tributação para resgates entre curto e longo prazo. Analisar principalmente a incidência do IOS / COFINS.
Fronteira Eficiente Analisar as restrições de investimento impostas pelos órgãos supervisores empresas seguradoras e entender como tais restrições influenciam a eficiência das carteiras de investimentos.
Manutenção de Banco de dados SUSEP possui poucos mas bons dados. Que tipo de análise poderia ser feita com os dados disponíveis? Poderiam-se propor alterações?
Perfil do consumidor Atualmente não se conhece o perfil do consumidor de seguros de uma forma geral. Nem renda (África do Sul consome muito seguro), nem insegurança (Finlândia consome muito seguro) são os únicos fatores.
Previdência Social Estudo de planejamento da previdência social, gerando cenários de uma forma estocásticas através de modelagem de variáveis atuariais e macroeconômicas.
Plano de previdência / consumidor Esclarecimento ao consumidor e aos corretores de seguros dos diversos pontos a serem considerados na contratação de um plano de previdência privado.
ALM/DFA Estudar as diversas formas de ALM – Asset Liability Management - e DFA – Dinamic Financial Analisys.
Resseguro / previdência Lei 109 prevê resseguro de fundos de pensão mas necessita ser regulamentada e discutida em seus mais diversos pontos (técnico: tipo de produto e tarifação, legislativo: como prestar resseguro a uma entidade que não pertence ao mercado de seguros, etc.).
Acidente de trabalho Problemas que a falta de incentivo fiscal para prevenção de acidentes de trabalho causa ao empregado / empregador. Privatização do setor?